FANDOM


Shinigami
Shinigami.jpg
Mundo
Governante
Expectativa de Vida
Desconhecida (mutável)
Dieta
Onívora (desnecessária)
Características Notáveis
Fabricação e utilização de Death Notes
Intangibilidade
Olhos de shinigami
Poder de vôo e flutuação
Expectativas de vida mutáveis
Flexibilidade sobre-humana
Órgãos deteriorados

Shinigami (死神), ou Deuses da Morte, são seres extra-dimensionais vindos do Mundo Shinigami.

Eles estendem as próprias expectativas de vida ao escrever o nome de humanos em seus Death Notes. Eles não são responsáveis por todas as mortes humanas, pois todos morrem mesmo se os shinigami os ignorarem, mas um shinigami pode estender a própria vida terminando as vidas dos humanos mais cedo, o que transfere o tempo de vida restante ao do shinigami.

Conceito

Takeshi Obata, artista da série, disse que foi muito divertido e difícil para ele criar os shinigami, pois ele teve de começar do zero. Ele citou a criação de Ryuk como exemplo, dizendo que os primeiros shinigami pareciam bestas, enquanto os posteriores, como Shidoh, pareciam crustáceos ou insetos, pois estas formas eram mais fáceis de se trabalhar. Obata disse que encontrou bastante dificuldade em basear personagens em animais e manter "o mesmo sentimento da série." Ele também disse que considerou baseá-los em magos, mas descartou a ideia, e disse que os trapos de alguns shinigami são remanescentes deste conceito.

Obata disse que shinigami masculinos e femininos não possuem diferenças obvias, e que apenas adicionou detalhes "subconscientes" quando desenhando shinigami de um gênero ou outro. Ele comentou que o design do Mundo Shinigami não foi preocupante para ele, pois, ele não tinha nenhuma base concreta para sua aparência, e que o mundo mudava de aparência constantemente. Ele adiciona que gosta de pensar no Mundo Shinigami como "um prédio abandonado com pedaços de chocolate espalhados pelo local." A sua intenção ao desenhar o mundo foi gerar um sentimento de claustrofobia, fazendo parecer que o mundo inteiro estivesse dentro de alguma coisa. Tsugumi Ohba, autor da série, diz que quando ele fez os números da expectativa de vida de Light Yagami, ele criou uma "complicada equação matemática" para determina-la em números humanos, mas que a esqueceu. Obata criou os números posteriores.

Aparência

A aparência dos shinigami varia muito de um indivíduo a outro, e seus corpos são extremamente estranhos aos padrões humanos. Um shinigami precisa ser capaz de escrever nomes em seu Death Note para continuar vivendo indefinidamente, então presume-se que todos possuam membros capazes de segurar objetos. Shinigami possuem asas de aparência simples, e embora alguns shinigami paressam não possui-las, todos eles possuem a habilidade de flutuação. Quando as asas de um shinigami não estão sendo usadas, elas retraem-se junto a suas costas.

Shinigami podem ser do gênero masculino ou feminino, mas isto não afeta sua aparência física ou como são tratados pelo resto de sua raça. Um shinigami pode distinguir o gênero de outro instintivamente.

Olhos de Shinigami

Shinigamieyes.jpg

A visão de um shinigami.

Os olhos de um shinigami permitem a ele ver o nome e a expectativa de vida de um humano acima de sua cabeça. Se um ser humano obter o Death Note de um shinigami vivo, este humano poderá trocar metade de sua vida restante pelos olhos deste shinigami. O shinigami em questão mantêm os olhos, mas faz com que o humano tenha a mesma visão que si. Assim como shinigami não podem ver as expectativas de vida de outros shinigami, humanos com os olhos de shinigami não podem ver a expectativa de vida de usuários do Death Note. No mangá, as pupilas de um humano com olhos de shinigami ficam douradas, enquanto no anime, elas ficam vermelhas.

Como revelado por Ohba em How to Read 13, humanos que possuem os olhos tem sua visão aprimorada em 3.6 vezes. Para que os olhos funcionem, a face da pessoa deve ser reconhecível ao dono dos olhos. Máscaras que cobrem o rosto quase completamente podem driblar os olhos de um shinigami, enquanto óculos escuros e outros acessórios não podem fazê-lo. Fotos e filmagens revelarão os nomes de pessoas que aparecerem nelas, enquanto desenhos (por mais realísticos que sejam) não o farão. O assassino Beyond Birthday nasceu com olhos de shinigami e, embora o fato não tenha sido explicado completamente, a idéia de que um shinigami teria largado seus olhos no mundo dos humanos é citada. No caso de perda da posse do Death Note, o humano perderá seus olhos de shinigami, sem recuperar o tempo de vida gasto para obtê-los. Recuperar a posse depois não lhe dará os olhos, de forma que deverá refazer o acordo, pagando novamente o preço de metade de sua vida restante.

Possessão

Quando um shinigami entrega seu Death Note a um humano, ele cria um vínculo único entre ele e o humano, conhecido como possessão. O vínculo só pode ser criado por meio do Death Note, e tocar o caderno permitirá que um humano veja e ouça apenas o shinigami que possuir o caderno, embora tocá-lo dependerá da vontade do deus da morte. Mesmo sem tal vínculo, um shinigami pode tocar um ser humano ou objeto se quiser, mas normalmente será intangível no mundo dos humanos. Como regra, um shinigami precisa possuir pelo menos um caderno para tirar anos de vida de humanos, e precisa ter dois se quiser doar um ao humano que deseje possuir.

Um humano que usar o Death Note estará condenado a uma agonia que só é partilhada por outros usuários do caderno. Ryuk diz que se um humano usar o caderno ele não poderá ir para o Céu ou para o Inferno, mas irá para Mu ("o nada"), embora o exato sentido da frase seja disputado, pois é comentado que estes locais não existem, e que os humanos iriam todos para o mesmo lugar. As três principais hipóteses para o que seria Mu são:

  • Não existe Céu ou Inferno, e todos os humanos e shinigami mortos deixarão de existir completamente. Hipótese apoiada pelos comentários de Ryuk em suas conversas com Light.
  • Humanos que usam o Death Note perdem o direito de ter uma pós-vida. Uma hipótese adicional diz que estes ressuscitariam como shinigami.
  • Realmente existe um mundo conhecido como Mu. Hipótese gerada a partir de um comentário de L Lawliet no filme Death Note: The Last Name.

Acredita-se que shinigami possam roubar tempos de vida de humanos sem o caderno, mas matar um humano sem o Death Note resultaria em um castigo extremo ao shinigami, seguido da execução do mesmo. Se um shinigami conseguir um segundo caderno (pelos meios que sejam), ele pode largar seu Death Note no mundo humano sem temer por sua vida.

O Death Note e a Transferência de Posse

Se um shinigami perder seu Death Note no mundo humano, terá de procura-lo, pois não lhe será dado um novo pelo Rei Shinigami até que o caderno perdido seja esgotado e retornado a ele. Uma vez no mundo humano, o Death Note não tem mais dono, e o primeiro humano ou shinigami que tocar nele adquire sua posse. No caso de um humano adquirir a posse do caderno de um shinigami, e este possuir um caderno extra, ele poderá contar ao dono de seu Death Note sobre a existência de outros cadernos. Se perder todos os seus cadernos, só poderá mencionar os que perdeu. Desobediência resultará em punição com agonia de segundo grau, seguida de morte. Nada impede um shinigami de matar o humano que esteja possuindo no momento para recuperar seu Death Note, este caso é válido apenas a shinigami que possuam um segundo caderno.

Se um humano abdicar da posse do Death Note ou morrer, o shinigami pode pega-lo de volta, desde que o faça antes de outro humano toca-lo. A transferência de posse é simples e pode ser feita a qualquer hora, desde que o dono do caderno tenha plena intenção de fazê-la. Uma vez perdendo a posse, o humano perde todas as lembranças relacionadas ao Death Note até toca-lo novamente. As lembranças o abandonam no momento em que solta o Death Note, mas se o dono morrer enquanto seu caderno estiver nas mãos de alguém, a posse é transferida. O Death Note pode ser emprestado sem que o dono perca sua posse, o que impede a perda de lembranças e do shinigami em questão. Caso o Death Note não tenha sido usado, as lembranças não abandonaram o dono do caderno se ele abdicar a posse, mas ele será incapaz de ver ou ouvir o shinigami e perderá os olhos de shinigami, caso o acordo tenha sido feito.

Sociedade e Cultura

ShinigamiRindo.jpg

Um shinigami escreve em seu Death Note enquanto outros riem dele.

Shinigami possuem ocupações e "trabalhos", apesar de não terem uma quantidade necessária de trabalho a fazer. Seu trabalho principal é tirar a vida de humanos de formas variadas usando o Death Note.

Shinigame.jpg

O jogo dos shinigami, que envolve caveiras e uma tigela.

Grande parte da espécie é preguiçosa ao extremo, sendo que shinigami que são vistos escrevendo no Death Note, ou fazendo qualquer coisa que não seja jogar ou dormir, são alvos de piada dos outros por "trabalharem demais." Ryuk comenta com Light Yagami que já viu shinigami morrerem por esquecerem de escrever no Death Note, ou mesmo por preguiça de trabalhar.

Ter relações sexuais com humanos, ou mesmo com outros shinigami, é indiscutivelmente contra as regras do Mundo Shinigami. Os shinigami possuem patentes com o Rei Shinigami possuindo a mais alta. Estas patentes não parecem afetar muito o dia-a-dia do Mundo Shinigami.

Regras

Todos os shinigami tem de seguir diversas regras, e se um shinigami descumprir as regras, deverá passar por um dos nove níveis de punição do Rei Shinigami. Esta punição é conhecida como "agonia", e é mais leve no nível 8, ficando mais pesada ao se aproximar do nível 1. Para agonias de nível 3 para baixo, o shinigami será executado. Além dos 8 níveis principais, existe também o nível extremo. Um exemplo de de violação de nível extremo é matar um humano sem usar o Death Note.

Linguagem

A personalidade e inteligência dos shinigami variam tanto quanto a dos humanos, e cada um deles possui sua própria linguagem escrita, sendo que alguns usam letras e, outros, usam imagens. Obata diz presumir que todos os shinigami sejam capazes de entender as escritas dos outros. Isto faz bastante sentido, considerando que mesmo as línguas humanas são facilmente lidas e copiadas por shinigami (isto foi demonstrado principalmente por Ryuk e Shidoh).

Os shinigami possuem um sistema numérico diferente do humano, e precisa passar por uma conversão para definir em números humanos a expectativa de vida de alguém.

Expectativa de Vida

RyukRewrite.jpg

O envelhecido Ryuk da série Rewrite.

A expectativa de vida inicial de um shinigami é desconhecida, mas normalmente espera-se que vivam eternamente, roubando anos de vida dos humanos que matam com seus Death Notes. Apesar deste fato, shinigami envelhecem, e mudanças ocorrem conforme os séculos (ou milênios) se passam.

RemRemains.jpg

Os restos mortais da shinigami Rem.

Um shinigami pode usar o Death Note para matar um humano com o intuito de salvar outro, mas isso ignora o propósito da existência dos shinigami (encurtar vidas humanas), e resulta na transferência da expectativa de vida do shinigami para o humano salvo. Este é um dos únicos jeitos de se matar um shinigami, e fora o Rei Shinigami, apenas Ryuk, Rem, Misa Amane e Light sabem deste fato. Dois shinigami morreram por vontade de proteger um humano (no caso, Misa Amane), Jealous e Rem. Quando um shinigami morre, ele é reduzido a "algo entre areia e ferrugem."

Os shinigami possuem a habilidade de transferir seus anos de vida a outros, usando suas expectativas de vida como moeda de troca. Quando jogam, eles apostam anos de vida.

Informações Biológicas e Sentimentos

Mesmo que tenham relações, é impossível que se reproduzam, e o modo de se criar um shinigami permanece desconhecido. Apesar de não se reproduzirem, eles demonstram sentimentos uns pelos outros e, raramente, por humanos. A shinigami Rem parecia sentir algo por Jealous, e deu seu Death Note de presente a Misa (a humana pela qual Jealous havia se apaixonado) após a morte dele. Ryuk demonstrou "timidez" (em suas próprias palavras) ao ser abraçado por Misa, e (mostrado fortemente na série Rewrite), ele demonstra considerar Light um "velho amigo", ou mesmo um "igual."

Shinigami possuem um paladar semelhante ao dos humanos, mas muito mais obsessivo, sendo que um shinigami pode viciar-se em um alimento do mesmo modo que um humano se vicia em cigarros ou bebida. Apesar disso, shinigami evoluiram a um ponto em que a maioria de seus órgãos se deterioraram, e não precisam se alimentar para manter-se vivos. Eles também não podem morrer por falta de sono, e dormem apenas por prazer ou preguiça.

Os deuses da morte possuem a habilidade de tornar-se intangíveis no mundo humano, atravessando paredes e objetos, a não ser que desejem toca-los. Apenas um humano que tocou um caderno sob a posse de um shinigami pode vê-lo. Ataques físicos (seja através de uma arma branca ou arma de fogo) são inúteis contra um shinigami, pois objetos passam através deles. Apenas o Rei Shinigami possui os artefatos necessários para se prender ou matar um shinigami.

Curiosidades

  • Apesar de Rem ser fêmea no original, todos os shinigami na dublagem brasileira de Death Note são do gênero masculino (incluindo Rem).
  • Na dublagem de Death Note, a palavra shingami foi tratada como se fosse da língua portuguesa, e usada apenas como singular. O plural de shinigami virou shinigamis.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória